"Quais são os
diferentes nomes de Deus e o que significam?”
Cada um dos muitos nomes de Deus descreve um aspecto diferente do seu
caráter multifacetado. Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na
Bíblia:
EL, ELOAH: Deus
"poderoso, forte, proeminente" (Gênesis 7.1, Isaías 9.6) -
etimologicamente, El parece significar "poder", como em "Tenho o
poder para prejudicá-los" (Gênesis 31.29). El é associado com outras
qualidades, tais como integridade (Números 23.19), zelo (Deuteronômio 5.9) e
compaixão (Neemias 9.31), mas a raiz original de ‘poder’ continua.
ELOHIM: Deus
"Criador, Poderoso e Forte" (Gênesis 17.7; Jeremias 31.33) - a forma
plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da
Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim)
fala para que o mundo exista (Gênesis 1.1).
EL SHADDAI: "Deus
Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gênesis 49.24; Salmo 132.2,5)
- fala do poder supremo de Deus sobre todos.
ADONAI: "Senhor"
(Gênesis 15.2; Juízes 6.15) - usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam
ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo
Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo,
enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.
YHWH / YAHWEH
/ JEOVÁ: "SENHOR"
(Deuteronômio 6.4, Daniel 9.14) - a rigor, o único nome próprio para Deus.
Traduzido nas bíblias em português como "SENHOR" (com letras
maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, "Senhor". A revelação do
nome é primeiramente dada a Moisés "Eu sou quem eu sou" (Êxodo 3.14).
Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente,
acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107.13), perdão (Salmo
25.11) e orientação (Salmo 31.3).
JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor
proverá" (Gênesis 22.14) - o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu
o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.
JEOVÁ-RAFA: "O
Senhor que sara" (Êxodo 15.26) - "Eu sou o Senhor que te sara",
tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e
na alma, pelo perdão de iniquidades.
JEOVÁ-NISSI: "O Senhor
é minha bandeira" (Êxodo 17.15), onde por bandeira entende-se um lugar de
reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas
no deserto em Êxodo 17.
JEOVÁ-MAKADESH: "O
Senhor que santifica, torna santo" (Levítico 20:8, Ezequiel 37.28) - Deus
deixa claro que apenas Ele, e não a lei pode purificar o Seu povo e fazê-los
santos.
JEOVÁ-SHALOM: "O
Senhor nossa paz" (Juízes 6.24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele
construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como
achava que morreria depois de vê-lO.
JEOVÁ-ELOIM: "Senhor
Deus" (Gênesis 2.4, Salmo 59.5) - uma combinação do singular nome YHWH e o
nome genérico "Senhor", significando que Ele é o Senhor dos senhores.
JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor
nossa justiça" (Jeremias 33.16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só
Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu
Filho, Jesus Cristo, o qual se tornou pecado por nós "para que nele
fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5.21).
JEOVÁ-ROHI: "O
Senhor nosso Pastor" (Salmo 23.1) - Depois de Davi ponderar sobre seu
relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a
mesma relação de Deus com ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor.
Nada me faltará" (Salmo 23.1).
JEOVÁ-SHAMMAH: "O
Senhor está ali" (Ezequiel 48.35) - o nome atribuído a Jerusalém e ao
templo lá, indicando que a outrora partida glória do Senhor (Ezequiel 8-11)
havia retornado (Ezequiel 44.1-4).
JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor
dos Exércitos" (Isaías 1.24, Salmos 46.7) - Exércitos significam
"hordas", tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos
exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e
pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de
Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer.
EL ELIOM: "Altíssimo"
(Deuteronômio 26.19) - derivado da raiz hebraica para "subir" ou
"ascender", então a implicação refere-se a algo que é muito alto. El
Elyon denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao senhorio.
EL ROI: "Deus
que vê" (Gênesis 16.13) - o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e
desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14).
Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio
Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roí a viu em sua angústia e
testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.
EL-OLAM: "Deus
eterno" (Salmo 90.1-3) - A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem
quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do
próprio tempo. "De eternidade a eternidade, tu és Deus.”
EL-GIBOR: "Deus
Poderoso" (Isaías 9.6) - o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo,
nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o
Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e
governar com cetro de ferro (Apocalipse 19.15).
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