quinta-feira, 7 de novembro de 2013

TUDO COMEÇA COM DEUS!












TUDO COMEÇA COM DEUS!



Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil ao ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2 Tm. 3.16).

       Onde temos buscado a razão, o fim, o propósito de nossa vida? Estaremos focando nossa existência em nossa realização pessoal, na paz aparente deste mundo, na felicidade tão mascarada de nossa sociedade, ou, talvez, no sucesso proposto pelo consumismo embalado pela mídia? Será que nossa família, nossa carreira ou nossos sonhos têm sido os focos que buscamos desesperadamente para nossa realização pessoal?
       Se alguma destas opções tem sido o enfoque de nosso viver, podemos encontrar nela o erro principal de nossa frustração existencial. Sim, porque a questão não está em nós. O caminho para sabermos o porquê de nossa existência na terra deve começar por quem nos criou, ou seja, em nosso Deus Pai e Criador do universo e de tudo que nele há. Nele acharemos os propósitos de nossa vida; nele estão os planos sonhados para nosso viver.
        No livro de Jó 12.10 lemos: ”A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele que mantém todas as pessoas com vida.” Como Criador do universo e de tudo que nele há, ele sustenta e mantém com vida tudo aquilo que respira e tem alma. Portanto, é nEle que encontraremos o significado, o objetivo , o  propósito e a razão de nossa existência.
       Paulo, referindo-se a Jesus, declara: “Este é a imagem do Deus vivo, pois nele foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.” (Cl. 1.15,16). Isto significa que você não se criou, nem surgiu do nada; você foi criado por um Deus poderoso, amoroso e misericordioso que sonhou com você antes mesmo que o mundo fosse criado. Para garantir o sucesso de seu empreendimento, Deus providenciou tudo para alcançar seus objetivos, pois ele é um Deus perfeito e poderoso em seus atos.. O mundo, os céus, o ar, o sol, a chuva, as árvores, os animais foram criados para nossa satisfação, mas, não satisfeito com isso, Ele ainda nos deixou um manual de instruções, um testamento que nos ensina a viver os seus sonhos e projetos. Mais ainda, Deus onisciente, onipotente e onipresente, foi alem; sabendo que o pecado nos dominaria, ofereceu seu único Filho, Jesus Cristo para que; nascendo como homem, vivesse para ensinar e refletir sua glória e o poder de Deus curando enfermos, libertando os oprimidos, salvando os perdidos, e oferecendo sua vida como “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Em Rm 8.6, Paulo nos ensina: “Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o poder do Espírito, para a vida e paz” E mais, Jesus também nos afirma: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (Jó. 10.10).
        Nas Escrituras Sagradas vamos conhecer o amor, o poder, a graça e a misericórdia de Deus que não deseja que nenhum de seus filhos se perca, mas que todos tenham vida e vida abençoada. Mas, onde está o segredo que pode nos fazer vitoriosos neste mundo?  Muitos livros de autoajuda têm procurado nos ajudar nesta empreitada; porém, eles apenas nos ensinam o que fazer, mas, não nos dão poder para realizar. Somente o evangelho de Deus, ou seja, suas boas-novas têm o poder para nos capacitar a trilhar os caminhos de Deus. Conforme Paulo, o apóstolo dos gentios, afirma: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm. 1.16a). Paulo nos afirma depois de ter visto e conhecido o Cristo Ressurreto, aceitando conforme Ele( Jesus) se define: “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai (Deus) senão por mim”.  (Jó. 14.6).
       Nesta busca de propósito e razão de nosso viver, podemos encontrar duas alternativas:
       - A primeira é a especulação filosófica, intuitiva, da presunção que, infelizmente é a escolhida pela grande maioria das pessoas deste mundo. Em sua prepotência e dureza de coração imaginam supõe e concluem em seus pensamentos raciocínios que nunca poderão levá-las ao bom caminho planejado por Deus, seu Pai e Criador.  Baseados em filosofias vãs e fábulas mundanas, trocam a verdade e a glória de Deus, que sustenta o mundo, por imagens baratas vendidas na feira da rebeldia e insensatez deste mundo. Eles fingem saber tudo, mas são ignorantes sobre a vida oferecida por Deus. Nesta confusão perdem os valores morais, sociais e espirituais que Deus lhes deu; trocam a paz pela violência, a felicidade pelo sofrimento, a vida pela morte.
       - A segunda é a revelação que se encontra na Palavra de Deus, na Bíblia Sagrada, que nos ilumina através do Espírito Santo a entender, aceitar e nos submeter em obediência a vontade de Deus, seus propósitos e seus planos de libertação e salvação do pecador. Somente o Criador de todas as coisas pode nos dar a direção, e o rumo para alcançarmos a vitória sobre o pecado e o mal. Deus não nos deixou às cegas; como Pai amoroso ele quer dar o melhor para nós. Por isso deixou-nos seu testamento oferecendo  o único caminho que  pode nos l libertar da  escravidão do pecado e ganharmos, gratuitamente, a vida eterna na companhia dos anjos e santos nos céus.  Sim, temos esta oportunidade, este presente de Deus: vida abundante aqui na terra e eterna nos céus, como nos garante Paulo: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Co 2.9).
       Deus não é somente o ponto de partida para nossa vida; ele é a fonte, o fundamento e a razão de nosso viver. Busquemos a identidade e o propósito de nossa vida através de um relacionamento com Cristo, conhecendo-o através da leitura e meditação da Palavra de Deus, e orando sinceramente a Deus, confessando nossas limitações e fraquezas, que nos fazem carentes e necessitados de um Libertador e Salvador. E nesta caminhada encontraremos Jesus e o Espírito Santo a dirigir e controlar nosso viver e levando-nos à presença de Deus aqui e na eternidade, pois fiel é aquele que nos prometeu: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação do século”, Mt. 18.20b

       Pare e reflita enquanto é tempo; olhe para sua vida e responda sinceramente: que lugar Deus ocupa nela? Quanto tempo você tem dedicado a seu Pai e Criador? O que o espera ao findar seus dias na terra? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário